quarta-feira, 20 de maio de 2015

De olho no ENEM

   

   Para aqueles que estão no ensino médio, já é tempo de começar a se preparar para a prova do ENEM e principalmente para a redação que é motivo das notas baixas de muitos alunos. Na escola Nossa Senhora do Carmo, a professora de Português Berenice incentiva os alunos o ano inteiro a estudarem, através de produções de texto tanto de livros como de temas polêmicos. Abaixo se encontra um texto de um de seus alunos, Rafael de Almeida da turma 2°F, que fez um resumo da obra “Encarnação” de José de Alencar:
   “A obra Encarnação de José de Alencar é um romance urbano que traz como tema central o amor de Hermano por duas mulheres, a história é ambientada no Rio de Janeiro, onde Carlos Hermano se casa com Julieta que mais tarde viria a morrer. Anos se passam e Carlos acaba conhecendo uma bela jovem chamada Amália, mas o início de seu casamento com ela não será tão fácil.
   Amália, uma garota que gostava muito de cantar, era filha do Sr. Veiga, um homem rico que apostava no futuro de sua filha e queria vê-la com um bom marido, mas a jovem não se interessava pelo amor e já havia dispensado vários homens que viviam por perto. Na chácara vizinha do Sr. Veiga morava um homem chamado Hermano, ele havia se casado com uma mulher chamada Julieta, uma pessoa feia, mas o amor que Hermano encontrou em suas outras características tornaram a beleza o de menos.
   Depois de pouco tempo casada, Julieta acaba morrendo, porém Carlos não consegue superar sua morte e se isola de tudo o que não viu antes do casamento, até fazer uma viagem a Paris com seu amigo, o médico Henrique Teixeira, onde melhora um pouco. Após saber da história de Hermano, Amália acaba se interessando pelo homem, mas ele não lhe dá atenção, até que um dia ele a ouve cantando e percebe o seu jeito extremamente igual ao de Julieta e acaba por se casar com ela, mas Hermano não se esquece de sua ex-mulher, o que traz muitas discussões.
   Depois de conviver com ele, Amália chega à conclusão de que Carlos pensava que havia traído Julieta e planejava se matar, Hermano confirmou que o suicídio não era o que queria, ele apenas esperaria a morte chegar.
   Logo haveria uma quadrilha em que além de Hermano, Amália e seus pais também participariam. Já na festa, Carlos diz esquecer sua carteira em casa e ao voltar para buscá-la, ele vai a um quarto onde continha todas as lembranças de Julieta, lá ele libera gás em todo o cômodo com o objetivo de explodir junto com as recordações, no entanto, antes disso acontecer ele vê novamente Julieta, que diz tê-lo visto muito só depois de sua morte, por isso encarnou-se em Amália, para que voltasse a ser feliz. Alguns minutos se passam e logo a casa está em chamas.
   Cinco anos se passam, Amália e Hermano que agora moravam na Europa, voltam até a sua antiga casa e trazem junto a filha que tiveram nesse tempo, Julieta. Ali, eles se lembram do que aconteceu no dia do incêndio: Hermano ouve passos no corredor e sai do quarto para ver quem era e acaba se encontrando com Amália que tivera um mal pressentimento durante a quadrilha e voltou para casa as pressas. Lá ela salva Hermano e finalmente dão o seu primeiro beijo.
   A obra Encarnação apresenta uma leitura complicada, porém é muito fácil entender a história após o final de cada capítulo. É um romance muito interessante escrita por um grande Romancista, por isso merece indicação. Enfim, cada pessoa a ler o livro, será capaz de criar uma opinião diferente sobre o assunto, se a atitude de Hermano foi a correta e se Amália deveria ter se casado com ele, mas é justamente essa discussão que se torna um dos pontos positivos sobre a obra de José de Alencar.”
 Rafael de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário