sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mais do que um blog

   Se você já teve um blog, já foi aluno de ensino médio ou algo parecido, sabe que não é nada difícil manter sua posição, é necessário apenas um pouco de dedicação daqueles que estão no comando. Aqui a situação não é diferente, são dezenas de ideias toda semana, mas o que é mais difícil é colocá-las em prática. O que a professora de Língua Portuguesa, Berenice, de turmas de segundo ano da escola Nossa Senhora do Carmo pensou, é uma atividade bastante criativa e que se torna útil de diferentes maneiras aos alunos.
   Criar um blog para as turmas foi uma excelente iniciativa, pois é uma atividade muito interessante devido à ligação que é criada entre a escola, a internet e os alunos. Com essa proposta é possível aprender além da sala de aula. Todos os alunos e pessoas ligadas à escola de alguma maneira, podem sempre rever conteúdos, comentar, discutir, dar novas ideias, o que cria pontes de conhecimento, muitas vezes transformando uma aula que costumava ser chata, devido à falta de informação do aluno, em algo interessante. Podemos criar novas tentativas para aprender. E tudo isso acaba por unir mais a turma com o ambiente escolar.
   O blog não só ajuda nas matérias, como também muda o modo de pensar sobre os defeitos e as qualidades da escola. Entre os principais benefícios dos meios digitais nas escolas estão o aumento do diálogo entre professores e alunos e a ampliação do espaço da sala de aula, já que o contato passa a ser também fora do horário escolar. Além disso, os recursos disponíveis nos computadores e na internet fazem com que os estudantes tenham mais prazer em assistir às aulas e interajam de modo mais efetivo.

   Quando saímos da sala de aula, que muitas vezes conta apenas com o pincel e a lousa, e vamos para o computador já temos inicialmente o recurso da imagem e do movimento. É possível usar vídeo, áudio, fotografia e outros recursos para mostrar mais detalhes e curiosidades sobre o assunto estudado. Isso faz com que os alunos prestem mais atenção nas aulas e saiam do espaço imaginário, intangível, representado por um mapa de um livro, e adentrem o espaço real, visível no Google Earth, por exemplo.
   A tecnologia modifica a sociedade, precisamos estar atentos aos caminhos tomados pelas facilidades e quais são os reais benefícios para o desenvolvimento do ser humano. Não significa que aprender é fácil, porém não se pode tornar tão difícil e impossível o ato de ensinar.

Rafael de Almeida e Suila Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário