segunda-feira, 8 de junho de 2015

Curiosidades sobre plantas - Biologia

Saiba quais são as 6 plantas mais venenosas que existem
  A ingestão ou contato com algumas plantas pode causar sintomas de intoxicação. Existem plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso como a erva-de-santa-maria. É importante dizer que um fator que determina o quão venenosa é uma espécie vegetal é a composição do solo onde cresce.
  Existem plantas que são tóxicas para determinadas espécies animais, por exemplo, plantas tóxicas para bovinos e que crescem espontaneamente em pastos. Abaixo 6 plantas que são consideradas extremamente venenosas.
Rododendro


Essa planta tem uma bela aparência e fabrica um mel doce e fatal. Existe cerca de 1000 espécies de rododendro sendo que, a mais conhecida no Brasil é a Azálea. Todos os rododendros contêm uma toxina chamada graianotoxina no pólen e no néctar e por isso, o mel produzido a partir dessas plantas é muito venenoso.

Hera Venenosa


É uma planta bastante comum nos Estados Unidos e responsável por mais de 15% das reações alérgicas durante a primavera nos EUA. Essa planta também é conhecida por “Carvalho Venenoso”.Ela pode causar bolhas, inchaço da pele e uma erupção cutânea que pode durar até três semanas. Se ingerida, é morte quase certa.

Cereja Selvagem


Quando você pensa em cerejas, provavelmente você não pensa em envenenamento por cianeto.Esse tipo de cereja é nativa do Japão.

Flor-de-São-José


Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas.Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg. No entanto, muitas vezes a ocorrência de vômitos evita a morte das vítimas. Ela é bastante comum no Brasil.

Ervilha do Rosário


Esta é uma planta considerada venenosa mas, também é usada para tratar de diabetes. Ela contem na sua constituição o ácido ábrico, que ataca o sistema digestivo.

Amarílis


Todas as partes da planta contêm substâncias tóxicas, sendo que a maior concentração ocorre na flor e nas sementes. Extratos da planta já foram utilizados como veneno, incluindo para envenenar flechas e outras armas perfurantes. Os sintomas de envenenamento incluem náuseas, vômitos, tonturas e suor excessivo.

Redigido por Samuel Ramos

Um comentário: