segunda-feira, 18 de maio de 2015

Modelos de vírus e bactéria

Um trabalho expositivo de Biologia sobre doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários realizado pela professora Edna mostra um pouco da capacidade e criatividade dos alunos da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo. Veja agora alguns dos modelos que já estão prontos:



Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera que acomete o intestino delgado.
   De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos são registrados de três a cinco milhões de novos casos da doença no mundo. Ainda segundo os dados levantados pelo órgão, cerca de 100 a 120 mil pessoas morrem anualmente por causa da cólera.

O vírus que causa a Aids é o HIV. 
   A Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Ela é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.

O vírus da Raiva pertence à família Rhabdoviridae, gênero Lyssavírus.
   A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção.

Coqueluche, também conhecida por pertussis ou tosse comprida, é uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis.
   A incidência de coqueluche no Brasil mudou muito desde a década de 1990, por conta da vacinação. Com a manutenção das altas coberturas vacinais, observou-se uma variação da incidência de 0,72 casos de coqueluche por 100 mil habitantes em 2004, para 0,32 casos por 100 mil habitantes em 2010.


Rafael de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário